A milenar La Rochelle

Quando resolvemos viajar nosso destino estava quase que exclusivamente dedicado à França, por isso incluímos em nosso roteiro algumas cidades de seu interior. A primeira parada seria a cidade de Poitiers, que falarei em post próximo.

Já estávamos em Poitiers quando decidimos visitar La Rochelle. Meu marido é encantado por histórias medievais e seus castelos, então quando decidimos ir à França não poderíamos deixar de visitar pelo menos alguns deles e suas fortalezas.

Para entender a França, deve-se saber que o país é dividido em regiões. Atualmente são 26 regiões, onde cada uma é dividida em departamentos. La Rochelle é uma cidade localizada no sudoeste da França no departamento Charente-Maritime, Região Poitou-Charentes.

Uma prima do meu marido mora em Poitiers e nos emprestou o carro para irmos a La Rochelle. Fizemos em mais ou menos 1h30 o trecho Poitiers – La Rochelle. Em laranja, no mapa abaixo, da para ver a distância de uma cidade para outra.

Imagem

Dirigir nas estradas francesas é muito tranquilo!!! As imagens vistas são encantadoras e quem tiver um tempinho vale a pena ao menos fazer uma viagem de carro e se encantar com as belíssimas paisagens!

Imagem

 A caminho de La Rochelle

Ao chegarmos em La Rochelle, pudemos constatar o porque desta cidade ser considerada uma das mais bonitas da Costa do Atlântico! Ela se encontra na Baía de Biscay e seu porto e seu centro histórico são de uma rara beleza.

Imagem

 

Imagem

La Rochelle conta com mais de mil anos de história (A Europa é encantadora demais pro conta deste acervo cultural! Amo!!). Esta cidade é ainda cercada por edifícios históricos, datados dos séculos XV a XVIII e se destaca por ser um grande centro de prática de esportes na água, como vela, mergulho, natação, entre outros. Estas atrações não pudemos constatar devido à época do ano que fomos, mas percebemos que mesmo no inverno a cidade é super convidativa para o passeio, com uma clima alegre e de pessoas muito simpáticas!

A história de La Rochelle falava em grande parte do mar. Hoje, ela tem um grande ancoradouro para barcos de recreio. Sendo assim, seu coração é a pitoresca “Vieux Port” (“Porto Antigo”).

O velho porto de La Rochelle é caracterizado pelas 3 torres que marcam a sua entrada e são os vestígios das fortificações da cidade.

Imagem

Você pode comprar os tickets para visitar as três torres ou só a primeira. Compramos para visitar as três!

A primeira torre que visitamos foi a Tour Saint-Nicolas (Torre de São Nicolau), a maior entre as três torres. Sua finalidade era proteger-se contras os perigos do porto do mar.

Imagem

 

Imagem

A segunda foi a Tour de la Chaîne (Torre da Cadeia). Esta é uma das duas torres que dão entrada ao Porto Velho de La Rochelle (a outra é a Tour de Saint-Nicolas). Essas duas torres foram usados para limitar a entrada para o porto com uma grande cadeia. Da torre, há uma bela vista do antigo porto e arredores. Está classificada como monumento histórico desde 1879.

Imagem

 As duas torres: Tour de la Chaîne e Tour Saint-Nicolas

Imagem

Vista do alto da Torre de la Chaîne

Imagem

Mirante para ver o mar.

A terceira é a Tour de la Lanterne (Torre da Lanterna) tem 70 m de altura e foi edificada no século XV. Foi um dos primeiros faróis da França e serviu também de prisão.

Imagem

A Caminho da Tour de la Lanterne

Imagem

 Após enfrentar inúmeras escadas estreitas, já a vista do alto da torre.

Imagem

Lá em cima!!! Muito vento!!! 

Imagem

Ao redor do pico da torre! Muito alto, muito vento, muito medo! Kkkkkkk… Não largava meu corpo à torre!

No século XII, muitos protestantes foram atirados nas suas masmorras. Hoje podemos ver várias inscrições feitas pelos prisioneiros. Seus muros têm seis metros de espessuras.

Passear pela cidade é um encanto! Suas casas coloridas, o porto, além de todo acervo medieval que lá se encontra é de encher os olhos!

ImagemImagemImagemImagem

 Veleiro Pirata! 😛

Imagem

Parada pro café e colocar em ordem o itinerário da viagem! 🙂

Imagem

Entrada da cidade Medieval!

A cidade possui uma rica herança arquitetônica, além de um aquário, jardins atrativos e um museu de história natural. Para quem ama o turismo cultural, La Rochelle é um convite à história!

Beijinhos.

Lila.

Um pensamento sobre “A milenar La Rochelle

Deixe um comentário